Medidas: 225 ML e 01 Litro
Indicações
Emulsões fotográficas diretas para uso conjunto com produtos fotossensíveis. Indicada para a formação do estêncil das matrizes serigráficas.
Emulsões
Emulsão Rosa Para Alta Definição - resistente à tintas a base de solventes. . . . . . . . . .5010.ERO
Emulsão Azul Resistente à tintas a base de solventes. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 5013.EAZ
Emulsão Verde Resistente à tintas a base de água.. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 5014.EVD
Sensibilizantes
Diazo
Bicromato
Instruções de uso
Preparo da Emulsão com o Sensibilizador Bicromato:
Adicionar 10% do volume (9:1) do Sensibilizador Bicromato sobre a quantidade de emulsão a ser preparada. Mexer lentamente com um bastão de plástico ou madeira para homogeneizar a mistura e deixar repousar durante 1 hora para eliminar possível formação de bolhas de ar. Prepare a quantidade necessária para uso imediato, pois a solução pronta pode ser armazenada em local fresco e escuro por até 3 dias.
Preparo da Emulsão com o DIAZO SAT01:
No frasco âmbar acrescente 50% de água (limpa, preferencialmente destilada) para uma pré-diluição do DIAZO SAT01, agite bem e termine enchendo parcialmente com água o frasco (80%). Acrescente o conteúdo do frasco no pote de 900 ml de emulsão de sua preferência. Mexer lentamente com um bastão de plástico ou madeira para homogeneizar a mistura e deixar repousar durante 1 hora para eliminar possível formação de bolhas de ar. Prepare todo o conteúdo do pote, pois sua duração pode ser de até 6 semanas, desde que armazenado em local fresco e escuro. Para ter um Pot Life maior o produto poderá ser mantido na geladeira, na qual terá uma duração de até 12 semanas.
Preparação da Matriz:
A tela deve estar previamente desengordurada em ambos os lados e completamente seca para total aderência e preenchimento das aberturas entre os fios.
Aplicação:
Utilizando-se um aplicador adequado para emulsionamento, aplicar uma ou duas camadas no lado externo da matriz, forçando sua passagem através da tela. Repetir a operação agora pelo lado interno, tendo em conseqüência, uma camada mais fina internamente.
Secagem:
Trata-se de um item de extrema importância, pois resulta em maior resistência e durabilidade da matriz. A emulsão quando molhada não é fotossensível, enquanto que seca adquire uma sensibilidade “luz do dia” ou seja, fica sensível as radiações UV e requer seu manuseio em um ambiente com luz amarela. Emulsões sensibilizadas não devem receber calor acima de 38ºC por tempo prolongado. Deve-se tomar cuidado para que as matrizes não sejam expostas a jatos de ar fixos e muito próximo do filme e sim, ar quente circulante em estufas apropriadas. Telas secas
em ambientes úmidos ou com umidade relativa do ar (em média 80% de umidade) não secam bem, comprometendo o grau de sensibilidade, bem como a gravação. Telas insuficientemente secas tendem a se decompor durante as primeiras impressões, principalmente quando a tinta contém água ou retardador em excesso.
Recomendamos que sejam feitos testes prévios para a determinação do tempo ideal de secagem em estufa já que este será relativo ao número de camadas aplicadas em telas com aberturas diferenciadas.
Exposição:
As lâmpadas a serem utilizadas podem ser: fluorescente, arco voltaíco, photo-flood, xenon ou metalhalógena. O tempo de exposição deverá ser determinado pelo usuário, uma vez que fatores tais como a quantidade de radiação UV da fonte de luz, espessura da camada de emulsão aplicada, distância entre a fonte de luz e a tela, o tipo de fotolito e imagem à ser gravada; implicam diretamente no tempo. Para melhores resultados, recomendamos testes experimentais cronometrados. O Sensibilizador Bicromato além de sensível às radiações é também sensível
ao calor promovendo um endurecimento mais rápido da camada de emulsão, já o DIAZO SAT01 é mais seletivo e responde melhor às fontes de luz ricas em radiação UV resultando em mais controle e definição da imagem gravada.
Revelação:
Após a exposição, a matriz é revelada com água corrente em abundância na temperatura ambiente, removendo-se assim, as áreas mascaradas pelo fotolito. É ideal terminar o processo de revelação com um jato de baixa pressão para preservar as áreas delicadas, pontos muito pequenos e não formação de serrilhas.
Acabamento:
Enxugue o excesso de água com papel absorvente. A secagem final pode ser ao ambiente, acelerada por ventilador ou ar quente. O acabamento da matriz é feito através da verificação de eventuais falhas ou furos fora do desenho, fechando-os com um pincel macio ou espátula plástica com o Bloqueador de Telas SATURNO. A recuperação de telas fora de uso pode ser feita com o Removedor de Emulsão Fotográfica SATURNO.